Início

BLOG

WiFi em estádios

Estadio

Nos dias atuais todos temos acesso á Smartphones e tablets. Quando enormes grupos de usuários se juntam e resolvem trocar dados com outros usuários, seja pelo Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp e Snapchat, a demanda por conexões de alta velocidade passa a ser uma necessidade. Os fãs querem ver e compartilhar seus momentos com seus amigos e familiares de modo instântaneo. 

SHA-1 foi quebrada em prática

A resposta de Linus Torvalds para este ocorrido foi "A vida continua".
Nos testes realizados [1] seriam necessários um ano em uma máquina com 110 GPUs para realizar a quebra, mas este evento marca o fim do uso do algorítimo SHA-1 para criptografia.
Este é um conselho para evitar o usuo de de funções como MD5, SHA1 ou até mesmo SHA256 para guardar suas senhas.
A recomendação é usar Bcrypt ou PBKDF2 com um número alto de envios.
Ainda neste tópico de segurança, utilizar o sistema de autenticação por dois fatores é sempre bem vindo.

Cloudbleed bug - o que você precisa saber sobre o bug nos serviços da Cloudflare

O Cloudflare é um dos maiores provedores de serviços de CDN (Content delivery Network), e garante a segurança e disponibilidade para diversas grandes empresas.
Em 18 de Fevereiro os engenheiros da Google descobriram um bug [1] que afetava seus serviços.
Senhas, informações confidenciais, mensagens privadas, etc. foram capturadas entre Setembro de 2016 a Fevereiro de 2017.
O que ocorre é que os servidores de proxy reverso da empresa estavam jogando os dados de sessões arbitrárias em outras sessões, ocasionando a revelação desses dados.

Novos grupos geradores

Para garantir a mais alta redundância de energia, construímos uma mini estação de abastecimento elétrico.
Aliados a esta mini usina de no-breaks, estaremos instalando os novos grupos geradores fornecidos pela Stemac.
Estes grupos geradores nos garantirão a continuidade para aqueles longos períodos de falha de energia!

Motivos para a sobrevivência de bons softwares

O mundo do Software Livre enfrenta por natureza a competição com as soluções proprietárias. Dependendo do software, ainda que seja uma solução aberta, pode não ter competidores á altura. E neste caso as chances de ser adquirido por uma grande empresa privada são grandes.
O que ocorre após esta aquisição é outro assunto. Temos frequentes exemplos de soluções onde o desenvolvimento simplesmente termina, desaparece ou se incia um novo ciclo com um novo grupo tentando manter viva a chama que se tinha inicialmente.

Chegaram os novos Switches

Estamos atualizando toda a nossa estrutura para uma experiência ainda melhor.
Com os novos switches nossa capacidade, inclusive entre DC´s, passa a ser de 10G e com um novo sistema de redundância de energia.

3CX compra a Elastix e todo o seu ecosistema

A Empresa de telefonia 3CX adquiriu toda a divisão Elastix do grupo PaloSanto.
Rapidamente a 3CX tratou de remover as antigas distribuições baseadas em Asterisk, publicou uma nova solução baseada em Debian, com um frontend de gerenciamento em Windows (Que sempre foi o sistema da 3CX).
O Novo Elastix 5, permite que se tenha até 25 extensões, 8 chamadas simultâneas e um tronco ativo.

O grande momento do Data Storage

Embora no início dos tempos não tenha sido nada excitante, Storage de dados agora é um tópico quente. A tecnologia de Storage evoluiu de seu humilde início como DAS (Direct Storage Attached) quando cada servidor de aplicação tinha seus próprios discos conectados á mesma caixa. Esse storage dedicado evoluiu para o SAN (Storage Area Networks) e Network Attached Storage (NAS). Os equipamentos NAS provém compartilhamento dedicado através de uma conexão ethernet.

Recebendo notificações do LibreNMS pelo Pushbullet

O LibreNMS é uma ferramenta perfeita para monitorar redes, com geração de gráficos e uma grande leva de integrações com aplicativos terceiros: Email, Hipchat, Slack, Boxcar e outros.
Um dos meus favoritos é o PushBullet.

Crie sua conta no http://www.pushbullet.com

Acesse sua conta e em Settings crie seu access Token.

Dropbox falha e esquece de avisar os usuários

Em 2012 a empresa DropBox sofreu um vazamento de dados contendo 68 milhões de credenciais de usuários.
O público não foi alarmado pela empresa, pois acreditaram que o fato das senhas estarem criptografadas garantiriam a segurança dos arquivos.
Agora, quatro anos depois, o DropBox está pedindo aos usuários que modifiquem suas senhas, pois foi verificado que os arquivos foram acessados indevidamente.
Aparentemente as chaves utilizadas para criptografar os arquivos também foram roubadas.

Páginas

Subscrever RSS - blogs