Início

BLOG

As chaves de DNS irão ser trocadas

O serviço de DNS deixou de ser simplesmente um sistema capaz de resolver IPs para domínios, hoje ele também é amplamente utilizado para bloquear o acesso a sites e serviços.
Utilizado de modo incorreto, ele pode levar um usuário a visitar um site malicioso sem a menor distinção, e capturar dados deste usuário.
Este serviço é alvo de ataques, que conseguem afetar a velocidade e a disponibilidade dos recursos que a Internet pode nos oferecer.

WiFi em estádios

Estadio

Nos dias atuais todos temos acesso á Smartphones e tablets. Quando enormes grupos de usuários se juntam e resolvem trocar dados com outros usuários, seja pelo Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp e Snapchat, a demanda por conexões de alta velocidade passa a ser uma necessidade. Os fãs querem ver e compartilhar seus momentos com seus amigos e familiares de modo instântaneo. 

SHA-1 foi quebrada em prática

A resposta de Linus Torvalds para este ocorrido foi "A vida continua".
Nos testes realizados [1] seriam necessários um ano em uma máquina com 110 GPUs para realizar a quebra, mas este evento marca o fim do uso do algorítimo SHA-1 para criptografia.
Este é um conselho para evitar o usuo de de funções como MD5, SHA1 ou até mesmo SHA256 para guardar suas senhas.
A recomendação é usar Bcrypt ou PBKDF2 com um número alto de envios.
Ainda neste tópico de segurança, utilizar o sistema de autenticação por dois fatores é sempre bem vindo.

Cloudbleed bug - o que você precisa saber sobre o bug nos serviços da Cloudflare

O Cloudflare é um dos maiores provedores de serviços de CDN (Content delivery Network), e garante a segurança e disponibilidade para diversas grandes empresas.
Em 18 de Fevereiro os engenheiros da Google descobriram um bug [1] que afetava seus serviços.
Senhas, informações confidenciais, mensagens privadas, etc. foram capturadas entre Setembro de 2016 a Fevereiro de 2017.
O que ocorre é que os servidores de proxy reverso da empresa estavam jogando os dados de sessões arbitrárias em outras sessões, ocasionando a revelação desses dados.

Novos grupos geradores

Para garantir a mais alta redundância de energia, construímos uma mini estação de abastecimento elétrico.
Aliados a esta mini usina de no-breaks, estaremos instalando os novos grupos geradores fornecidos pela Stemac.
Estes grupos geradores nos garantirão a continuidade para aqueles longos períodos de falha de energia!

Motivos para a sobrevivência de bons softwares

O mundo do Software Livre enfrenta por natureza a competição com as soluções proprietárias. Dependendo do software, ainda que seja uma solução aberta, pode não ter competidores á altura. E neste caso as chances de ser adquirido por uma grande empresa privada são grandes.
O que ocorre após esta aquisição é outro assunto. Temos frequentes exemplos de soluções onde o desenvolvimento simplesmente termina, desaparece ou se incia um novo ciclo com um novo grupo tentando manter viva a chama que se tinha inicialmente.

Chegaram os novos Switches

Estamos atualizando toda a nossa estrutura para uma experiência ainda melhor.
Com os novos switches nossa capacidade, inclusive entre DC´s, passa a ser de 10G e com um novo sistema de redundância de energia.

3CX compra a Elastix e todo o seu ecosistema

A Empresa de telefonia 3CX adquiriu toda a divisão Elastix do grupo PaloSanto.
Rapidamente a 3CX tratou de remover as antigas distribuições baseadas em Asterisk, publicou uma nova solução baseada em Debian, com um frontend de gerenciamento em Windows (Que sempre foi o sistema da 3CX).
O Novo Elastix 5, permite que se tenha até 25 extensões, 8 chamadas simultâneas e um tronco ativo.

O grande momento do Data Storage

Embora no início dos tempos não tenha sido nada excitante, Storage de dados agora é um tópico quente. A tecnologia de Storage evoluiu de seu humilde início como DAS (Direct Storage Attached) quando cada servidor de aplicação tinha seus próprios discos conectados á mesma caixa. Esse storage dedicado evoluiu para o SAN (Storage Area Networks) e Network Attached Storage (NAS). Os equipamentos NAS provém compartilhamento dedicado através de uma conexão ethernet.

Recebendo notificações do LibreNMS pelo Pushbullet

O LibreNMS é uma ferramenta perfeita para monitorar redes, com geração de gráficos e uma grande leva de integrações com aplicativos terceiros: Email, Hipchat, Slack, Boxcar e outros.
Um dos meus favoritos é o PushBullet.

Crie sua conta no http://www.pushbullet.com

Acesse sua conta e em Settings crie seu access Token.

Páginas

Subscrever RSS - blogs