Indepenência ou morte
As pessoas me perguntam:
- Porque rodar um servidor de email próprio quando se tem tantas alternativas, incluindo soluções gratuitas como o gmail? Porque correr riscos e ter gastos de manutenção, ter de lidar com backups, filtros de spam, etc.?
- Primeiro para ter controle de tudo, um controle real. Precisamos saber quem te mandou, porque não recebi, e especialmente como resolver... Mas de modo imediato, sem ter de gerar um ticket numa instituição, e ter de aguardar uma solução.
- Histórico, manter banco de dados, facilmente acessível para aqueles problemas que já caducaram. Quanto mais tempo conseguirmos manter, melhor!
- Privacidade: provavelmente o fator mais importante.
Situações históricas como a troca de emails da ex Presidente Dilma Rousseff a respeito da aquisição da petrolífera de Pasadena é um clássico!
Temos o recente Jeff Epstein, que utilizava um email da Google, e todos os arquivos foram praticamente liberados ao público, um hacker conseguiu acesso a metade dos arquivos (sim, a outra metade não foi liberada) e lançou o https://jmail.world/
- Nenhuma das empresas que oferecem serviços gratuitos são confiáveis (Yahoo, Microsoft, Zoho, etc..) até mesmo Proton, que oferece um serviço de email criptografado, pode ser confiável.
Mesmo adquirindo os serviços destas empresas, não as tornam confiáveis. A aquisição somente aumenta o espaço disponível ou permite o uso comercial.
- Reputação, um servidor próprio permite controle da reputação do servidor, monitoramento de blacklists e/ou rate-limit (capacidade de regular a entrada e saída de emails).
- Economia, especialmente com o passar dos anos e o aumento do número de usuários e o aumento do espaço disponível.